Sinestesia e Asperger, Pequenos relatos e referencias.

Sinestesia

Algumas pessoas sensíveis e neuro-atípicos têm vários graus de sinestesia.

“A sinestesia é um fenômeno neurológico baseado em que a estimulação de uma via sensorial ou cognitiva leva a experiências automáticos, involuntários de uma segunda via sensorial ou cognitiva.De uma forma comum de sinestesia, conhecida como sinestesia grafema → cores , letras ou números são vistos como inerentemente colorida, enquanto na personificação linguística ordinal , números, dias da semana e meses do ano evocar personalidades. Em seqüência espacial, ou forma de número sinestesia, números, meses do ano, e / ou dias da semana provocar localizações precisas no espaço (por exemplo, 1980 pode ser “mais longe” do que 1990), ou pode ter um período de três visão tridimensional de um ano, como um mapa (no sentido horário ou anti-horário) “.

Sinestesia (Wikipedia)

“A maioria dos sinestésicos funcionam em um nível muito alto, são muito inteligentes e muitas vezes têm excelentes memórias. Dificuldade em distinguir a esquerda da direita e um pobre senso de direção também são comuns. Não é incomum para eles a ter dificuldades com matemática. Também não é incomum para sinestésico  relatar experiências frequentes de deja vu, clarividência e sonhos premonitórios. Quinze por cento das pessoas com sinestesia tem alguém em sua família imediata com autismo, dislexia ou transtorno de déficit de atenção. ”

Cheryl Lynn Bradley, Sinestesia

“Tudo o que as pessoas dizem  eu vejo escrito na frente dos meus olhos, tudo o que eu acho que eu também vejo escrito. O texto (como o som) também está em 3-D com textura e material diferente. A sinestesia pode provocar sinestesia. Alguém diz alguma coisa, eu vejo o texto, o texto cheira bem ou bom gosto, eu sinto fome. As palavras vêm muito fácil para mim desde que eu possa localizar as palavras que têm um material similar. Em um teste de QI que eu fiz uma leitura-teste, onde a pessoa tinha que ler seis páginas A4 em 5 minutos e sublinhar uma das três alternativas que apareceram no texto agora e depois. Eu li todas as páginas em menos de um minuto e meio e tem 9/9 no teste.5/9 foi de nível universitário (me disseram).

“Mas isso não é tudo. Vejo cheiro (na cor). Vejo impressões táteis (em linhas e padrões), vejo sentimentos, também como cores é chamado sinestesia emocional.

“Mas como você acha que ele se sente nunca ter qualquer distância para alguma coisa? Quando você ouve o som de um carro a 500 metros você tem alguma distância, para mim está bem na frente dos meus olhos e na minha cabeça. Quando vou às compras (por exemplo) eu tenho que ler tudo o que as pessoas dizem, eu tenho que ver os seus cheiros, ouvir os seus sons. Parece que ter as pessoas certas no meu rosto e eu acho difícil estar entre as pessoas, pois têm muitas impressões para mim “-. ‘JFK’ , synesthete da Suécia

“As emoções negativas têm cheiro fedido, ou seja, de lixo, mofo, trovoadas, etc muddyed e cores escuras ou feio. Emoções positiva têm cores brilhantes quase neon, e bons cheiros, pão assando, sol, terra, mar, fragrâncias de flores reais, etc “- Beth , adulto Aspie dos EUA

“Eu pareço ter um mix, e não apenas” ver “cores, mas também a ligação a outros sentidos com o outro. Se eu contratar um músculo específico perto do meu ouvido de uma maneira particular, parece um carro de rua a partir da década de 70. Terças-feiras são de ambos os sexos, mas quarta-feira é única mulher, além de vermelho-alaranjado. Boa noite é macia em forma de espiral que aquela coisa Pateta tem sob a sola do sapato. Alguns sons fazem cócegas. Outros sons de som como o olhar da fábrica de fogo. O sal tem gosto quente “-. Emma , Aspie da Suécia

Eu não tenho cruzadas com fios sentidos, mas números muito fortemente associados, cartas, dias da semana e os nomes com cores específicas. As cores também têm sexo para mim. Essas conexões têm permanecido o mesmo desde que eu era uma criança.

Eu também sempre tive um mapa interno de números, datas, o ano eo ciclo de 24 horas que não coincide com calendários regulares ou relógios. Meu calendário é anti-horário e as horas entre as 06:00 ea meia-noite estão todos encravado entre 6 e 12 na minha visualização relógio interno. É por isso que eu continuo ficando surpreso que as horas noturnas não duram tanto quanto as horas do dia – cada um deles se encaixam em uma metade igual de meu relógio interno e ‘deve’, portanto, ser igualmente longa … :-) – Ing , local-autor

Ligações

Sinestesia Wikipedia Sinestesia: Fenomenologia e Neuropsicologia diária fantasia: o mundo de synsethesia sinais mistos Synesthesia histórias Museus da mente do Dr. Hugo Heyrman – muitos links sinestesia informações e mais links deOptimnem: O Site Oficial do Daniel Tammet um savant autista com sinestesia

Fonte: http://insideperspectives.wordpress.com/sensory/synesthesia/

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

